Já ouviram falar do dia internacional do vinho do Porto? Celebra-se a 27 de janeiro, um pouco por todo o mundo, mas com especial ênfase no nosso país. Criado em 2012 pelo Center for Wine Origins, nos Estados Unidos da América, este dia comemorativo é uma excelente oportunidade para saber mais sobre estes vinhos e passar um dia diferente, sozinho ou acompanhado. Sigam as sugestões Habitissimo!

Visitem as caves

Uma boa forma de comemorar este dia é através de uma visita às várias caves de vinho que se podem encontrar na zona do Porto e um pouco por todo o Douro (podem sempre aproveitar e agendar um cruzeiro, ando cheia de vontade de fazer um). Para além de poder aprender mais sobre o modo como é feito este líquido, desde a uva até ao armazenamento do vinho, a maioria das caves terá também no final da visita provas de degustação, onde são servidos alguns vinhos e petiscos para harmonizar os sabores. Os preços variam conforme as caves que decidir visitar e os vinhos por esta disponibilizados no final da visita – quanto mais envelhecido o vinho degustado, mais cara será a visita!

Portoalities                                                                                   Viaje comigo

Tornem o vinho protagonista

Um copo de vinho do Porto neste dia não só sabe bem como é uma ótima maneira de mostrar o apreço pela bebida. Mas, para algo fora da rotina, experimentem restaurantes onde se harmoniza a refeição com diferentes vinhos, de modo a que os sabores se complementem. Vários restaurantes têm menus fixos onde esta harmonização é feita, desde lugares de comida tradicional a pizzarias. Outros locais da cidade do Porto criam menus especiais para este dia, para todos os amantes do vinho do Porto desfrutarem ao máximo da bebida. Para uma sobremesa diferente, algumas gelatarias têm no seu menu gelados do vinho do Porto, já experimentaram?

Cruzeiros Douro                                                                            Evasões

Relaxem ao fim do dia

Para comemorar este dia de uma forma mais calma (ou para descansar depois de visitar algumas caves), podem sempre desfrutar de um belo vinho do Porto no sofá da sala ou numa lounge. Estes locais costumam ter uma excelente seleção de vinhos e um ambiente muito calmo e relaxante, geralmente com vistas fantástias para que possa apreciar ainda mais o momento. Escolham alguns vinhos e petiscos, ou deixe-se levar pelas sugestões da casa. Seja como for, não se vão arrepender!

Porto Tasty                                                                                        NiT

Comprem algum vinho

O vinho nunca é de mais numa casa, especialmente se for do Porto! Comemorem este dia visitando algumas lojas especializadas em vinhos, que costumam também vender produtos para harmonizar os sabores com o líquido, como compotas e chocolates. Façam uma seleção pessoal dos vinhos que querem experimentar ou sigam as sugestões dos funcionários, e entrem num mundo de sabores e aromas especial. Certamente vão encontrar produtos para todos os gostos e também para todos os bolsos.

Stay in Porto                                                                                         TimeOut

Construam uma garrafeira em casa

Para armazenarem o vinho que adquiriram e conservá-lo em perfeitas condições durante mais tempo, sugiro que construam uma garrafeira em casa. Não é necessário muito espaço, mas lembrem-se que deverão escolher um sítio escuro, ventilado, e com humidade e temperatura controladas. Uma boa solução é apostar em armários climatizados, que garantem que o vinho se conserva e amadurece de forma natural, sem serem necessárias grandes obras em sua casa. Por outro lado, se apenas querem um vinho de vez em quando, poderá sempre apostar em garrafeiras na cozinha ou na sala de jantar, através de prateleiras (quer estejam embutidas ou à vista) ou até em nichos com formas diferentes. Tenham em atenção que, desta forma, o vinho irá perder as suas propriedades mais rapidamente do que se colocado em armários climatizados, mas mesmo assim, será um prazer desfrutar dele!

Decorar                                                                                               Archilovers

Esperamos que as sugestões vos tenham inspirado a comemorar o dia internacional do vinho do Porto de uma forma diferente do costume!

O que me dizem? Vamos fazer um brinde?